Etec 2020 Sem prova – Saiba mais

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) são as instituições de Ensino Médio e Técnico Integrado ao Médio, que pertencem ao Centro Estadual de Educação Paula Souza (CEETEPs), que é denominada uma autarquia que é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI), do Estado de São Paulo.

As Etecs são distribuídas em 156 municípios de São Paulo e num total de 212 unidades dessa instituição, com o Centro Paulo Souza, mantendo uma parceria que é com a Secretaria de Educação e com as prefeituras que são desse município de São Paulo, também oferecendo cursos que são técnicos em salas de aulas que não estão em uso, em Escolas Estaduais e Municipais e á noite.

O processo seletivo nas Etecs

Para o ingresso em uma Etec, o candidato deverá passar por um processo seletivo que é o de nome Vestibulinho, que é aplicado para quem pretende estudar em Escolas Técnicas Estaduais. Há um sistema que é de pontuação acrescida, com os candidatos que se declaram afrodescendentes, para que possam receber 3% de bônus sobre a nota.

Os alunos que cursaram o Ensino Fundamental em uma escola que seja a pública, podem ganhar até 10% de uma pontuação, que pode ser acrescida ao processo seletivo a uma Etec. Contudo, o Vestibulinho é denominado como um processo seletivo para a seleção que é a dos candidatos para essa escola técnica.

Por causa da pandemia de COVID-19, o processo que é o classificatório será feito mediante uma análise que é a do rendimento escolar, sem a aplicação que é a de uma prova presencial. A classificação final irá considerar a média aritmética simples das notas de disciplinas de Português e de Matemática, que são pedidas de acordo com a modalidade.

Os candidatos e somente esses que forem os inscritos em cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro é que serão aplicadas provas que são online de aptidão. A idade mínima para se fazer os cursos que são os técnicos são de 18 anos. O Vestibulinho oferece vagas na 1ª série do Ensino Médio e no 1º termo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, na modalidade EJA.

Como fazer a sua inscrição

A inscrição para o Vestibulinho é pelo site que é o www.vestibulinhoetc.com.br, com a necessidade de preencher uma ficha que é a de inscrição pela internet, fazer um upload, que é a dos documentos e ainda pagar uma taxa que é no valor de R$ 19,00. A inscrição segue de 24 de novembro de 2020 até ás 15h do dia 14 de dezembro de 2020.

 

Se essa inscrição não for feita até o dia 14 de dezembro, ela será cancelada e o dinheiro não será devolvido. Para essa inscrição o candidato deve ter um CPF e ainda fazer um upload que é do Documento de Identificação, que pode ser um RG ou a CNH. O mesmo também deverá inserir as notas que forem obtidas em Língua Portuguesa e em Matemática.

Os candidatos que forem da 1ª série do Ensino Médio em todos os seus formatos e do 1º módulo que é dos cursos do Ensino Técnico, presencial ou semipresencial, podem indicar e se desejarem, quando estiver disponível, uma 2ª opção, que é para outro curso ou período e só acontecerá após serem chamados todos os candidatos que estão aptos para a 1ª opção.

A Classificação

Em 19 de janeiro de 2021 será a data para que seja divulgada a lista que é a de Classificação Geral, para os candidatos que são do Ensino Médio e em todos os seus formatos, que podem ser no Ensino Técnico e para os cursos de Especialização Técnica de Nível Médio, sendo de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, verificar essa lista.

A classificação para esses cursos é feita por meio da análise do rendimento escolar, pela apresentação que é a das notas que são informadas pelo candidato no site e juntamente com a conferência que é a do Histórico Escolar, do Boletim Escolar ou de uma Declaração Escolar, de acordo com a modalidade do curso a ser feito e as notas durante a escolarização correspondente.

A classificação também será divulgada por unidade, curso e turno, com o nome e o número de inscrição, além de informações sobre escolaridade pública, autodeclaração de afrodescendência e de notas, que podem ser consultadas no mesmo site que é o das inscrições. Em 2021 você não pode perder essa oportunidade de estudar numa Etec e sem prova. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *