Curso Técnico de Edificações

O curso técnico de edificações é um curso de nível técnico no qual se obtém conhecimentos específicos para atuação na área de construção civil. Aqui no Brasil, o curso é oferecido em unidades como SENAI e em algumas Universidades, preferencialmente as privadas.

Ao final do curso e da conclusão do estágio, o estudante receberá o diploma de Técnico em Edificações e poderá obter uma Carteira de Registro no CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais), entidade de classe que representa a categoria a nível nacional, criado pela Lei 13.639, de 23 de março de 2018. Quase todos os cursos técnicos em edificações tem um estágio obrigatório, sendo esse um ponto para ter atenção.

O que faz este profissional

O Técnico em Edificações que é chamado o profissional que conclui o curso, elabora projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais, desde a parte de instalações elétricas, gás, e incêndio por meio da interpretação de normas técnicas e o contato com softwares específicos.

Executam detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálicas, planejam obras, elaboram orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensionam equipes de trabalho.

Eles fazem desde a parte do orçamento até a parte onde definem quem será a mão de obra. Fazem coleta de material para ensaios tecnológicos de laboratório e de campo, analisando os resultados e custos de todos os materiais de produção.

O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, e construtoras. O setor imobiliário também vê com muito carinho esse profissional.

Mercado de trabalho

O mercado para Construção Civil é um mercado em constante necessidade de profissionais habilitados para o desempenho de funções, estes que vão desde apontadores até a parte onde se precisa gerenciar toda uma obra, seja em empresas públicas ou privadas.

Nos últimos anos, os mercados do setor têm crescido consideravelmente, assim como salários e a demanda em que essa área vem recebendo.

Detalhes sobre a Legislação

  • Conduzir a execução técnica de trabalho de acordo com a especialidade;
  • Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas;
  • Orientar os demais profissionais para a instalação dos equipamentos e posteriormente de como fazer o manuseio;
  • Consultar e dar assistência técnica desde o momento da compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;
  • Fica responsável pela elaboração e execução de projetos compatíveis com a respectiva formação profissional;

A profissão de técnico em Edificações só pode ser exercida após registro no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).

O curso técnico em Edificações

O curso prepara o aluno para que ele trabalhe dentro dos procedimentos legais, sempre levando em consideração a preservação ambiental e o respeito às leis. Além disso, oferece disciplinas que permitem fazer análises de projetos utilizando ferramentas computacionais, verificando qual é a viabilidade deles.

O curso de Edificações possui disciplinas de diversas áreas do conhecimento. Matérias que envolvem desenhos estão presentes em todo o curso e é nelas que os alunos irão aprender a projetar os modelos em plantas.

As chances dessa profissão no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso técnico de Edificações oferece diversas oportunidades. Esse profissional tem uma grande importância no campo de construções, pois ele está apto a trabalhar de acordo com técnicas legais, sempre analisando qual é a viabilidade da construção antes de iniciá-la.

Este profissional pode trabalhar nos mais diversos campos da construção civil, desde a execução e a coordenação de serviços de manutenção de edificações até a assistência técnica ao desenvolvimento de pesquisas e com o suporte tecnológico.

O aluno formado nesse curso técnico pode trabalhar em construtoras, plataformas, refinarias, estaleiros, empresas de decoração e mais áreas.

Também pode atuar como profissional autônomo ou para órgãos federais e estaduais. A remuneração média é de quase R$ 2.000,00. Profissionais públicos são os que costumam ser melhores remunerados nessa área.

Onde um técnico em Edificações pode atuar

O técnico em edificações vai encontrar um mercado amplo e quando este tiver bons contatos, as chances de emprego e boas remunerações altas são ainda maiores.

Os principais empregadores são:

  • Empresas de construção civil, escritórios de projetos e de construção civil
  • Canteiros de obras
  • Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *