Curso EAD de cuidador de idosos

Com o crescente envelhecimento da população, o mercado de trabalho tem se sofisticado e se preparado para se receber a profissão de cuidador de idosos, algo que será cada vez mais necessário. Mas afinal, o que você sabe sobre essa profissão?

O QUE FAZ?

Um cuidador de idosos é uma pessoa que será responsável por ajudar nos cuidados de uma pessoa idosa, e geralmente será contratado por um familiar, ou até mesmo a família como um todo, que, por conta da vida apertada e corrida que cada vez mais as pessoas levam, não terá tempo ou condições de se dedicar exclusivamente ao cuidado de um parente em idade avançada.

Assim, o cuidador de idosos será aquela pessoa responsável por acompanhar o idoso em toda a sua rotina, e até mesmo passar a noite realizando esse cuidado. Tudo isso, claro, a depender do contrato de trabalho.

O cuidador então, ajudará com as necessidades básicas do indivíduo como higiene, alimentação, remédios, e principalmente, companhia. O cuidador terá a função também de dar banho, trocar de roupa, ajudar na alimentação, remédios, e se necessário, trocar fralda também.

A PROFSSIONALIZAÇÃO DO CUIDADO

Uma profissão de tanta responsabilidade não poderia ficar de fora de receber a devida formação profissional. Pensando nisso, diversas escolas técnicas estão ofertando cursos de cuidadoria de idosos, também chamado de gerontologia.

Entretanto, como estamos em uma temporada pândemica, muitos lugares já ofertam o curso de maneira totalmente remota, ou como chamamos popularmente, Ensino à Distância (EaD).

UNINTER

A Uniter oferece hoje um curso composto por diversos conteúdos voltados às ciências da saúde, humanas, sociais, e direito. Além disso, em cada unidade temática de aprendizagem, o aluno terá a oportunidade de aliar o estudo com a prática, pois a própria forma de estudo será voltada às situações práticas da atuação profissional. Há também o diferencial de conteúdos voltados a gestão de serviços e empreendedorismo.

Ainda, conta com aulas 100% digitais, além de biblioteca virtual, que é gratuita e conta com mais de 100 mil títulos disponíveis. Há ainda um suporte integral que tirará as dúvidas online sempre que surgirem. Além de claro, contar com os melhores profissionais da área, sendo mestres e doutores.

UDEMY

O curso da Udemy ensinará as melhores técnicas para lidar com idosos, contribuindo com sua qualidade de vida e conforto. Como o acesso é online, o único requisito é o acesso à internet. Nesse sentido, a importância do curso de cuidador de idosos é inquestionável.

Ainda, o curso hoje conta com 459 alunos, sofrendo sua última atualização em maio desde ano, está em promoção no momento: com 71% de desconto, de R$ 84,90, está saindo por apenas R$ 24,90!

SÍRIO-LIBANêS

O curso aqui ofertado conta com uma formação inicial para a profissão. Visa capacitar aquelas pessoas que trabalham ou pretendam trabalhar nesta área e ainda não possuam formação adequada. É preciso atuar na identificação de potenciais situações de risco, além da promoção, prevenção e acompanhamento em situações de risco pessoal ou social e de saúde.

O objetivo do curso é qualificar os profissionais dos serviços de atendimento a idosos.  Visa proporcionar a melhoria da assistência prestada ao idoso, em domicílio, seja nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e nos serviços de saúde do SUS.

O Público alvo será trabalhadores que atuam em ILPI, ou seja instituições de longa permanência para idosos. Além disso, atende também aqueles que operam em domicílio, ACS, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem dos serviços do SUS e comunidade em geral.

Além disso, é necessário que possuam no mínimo o Ensino Fundamental Completo e que possuam mais de 18 anos, além de, é claro, interesse em prestar cuidado de qualidade a idosos com variados graus de dependência física ou mental

O programa conta com 3 módulos: 1. O processo de envelhecimento e o papel do cuidador. Aqui será abordada a reserva funcional dos órgãos, funcionalidade, o conflito entre o idoso robusto e o idoso frágil, além do papel do cuidador, sempre com empatia e respeito com o idoso.

  1. envelhecimento e doença 1, dando sinais de alerta, riscos de medicação sem orientação, além de seguir corretamente a receita médica. Por fim o módulo 3, que trata-se da conclusão do módulo 2, abordando demências, alterando comportamento, e alimentações orais.

 

Se interessou por um dos disponíveis? Entre em contato com suas páginas virtuais e se matricule!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *