Curso de Pintor Automotivo Profissional – Capacitação e Graduação Técnica

O curso de Pintor Automotivo é uma formação técnica de nível médio indicado para pessoas de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental. Essa qualificação profissional é indicada para quem deseja concluir os estudos e ir direto pro mercado de trabalho como profissional de pintura automotiva.

A profissão possui uma grande demanda e uma boa remuneração. O salário de um pintor automotivo pode chegar a R$ 3.000,00 no primeiro ano de atuação. A medida que o profissional for adquirindo mais experiência, o salário aumenta, assim como as oportunidades de emprego.

Veja, a seguir, como funciona o curso de Pintor Automotivo do Senai, como se matricular e outras informações importantes. Confira como realizar sua inscrição e garantir uma vaga no Curso de Pintor Automotivo!

Graduação Profissional – Inscrição

O curso de Pintor Automotivo é ofertado em diversas unidades do Senai em todas as regiões do país. Isso quer dizer que não será difícil encontrar esse curso sendo oferecido em sua cidade.

No entanto, antes de realizar sua inscrição é necessário atentar-se aos pré-requisitos exigidos. Eles são:

  • Ter concluído o Ensino Fundamental; e
  • Possuir, no mínimo, 18 anos completos.

Além disso, o interessado deverá apresentar os seguintes documentos no momento da inscrição

  • RG (ou outro documento de identificação com foto);
  • CPF (ou outro documento que possua a numeração do CPF); e
  • Histórico Escolar ou Declaração que comprove a formação.

Em posse desses documentos, você deverá ir até a unidade que está ofertando o curso e realizar a sua matrícula. No local, você deverá consultar a disponibilidade, turmas e horários disponíveis, e se o curso de Pintor Automotivo está sendo ofertado de forma gratuita.

Confira abaixo como realizar a pré-inscrição pela internet:

Curso de Pintor Automotivo

  • Acessar o site do Mundo Senai;
  • Descer a página e ver quais escolas estão ofertando o curso;
  • Clique na unidade desejada para obter mais informações sobre o curso;
  • Veja disponibilidade, turmas disponíveis, horários, etc;
  • Reúna os documentos exigidos;
  • Vá até a unidade para realizar a sua matrícula.

Caso seja possível concorrer a uma bolsa de estudos gratuita, você poderá se inscrever e participar do processo seletivo sem pagar.

Contudo, não são todas as unidades que oferecem o curso gratuito e, por isso, é necessário entrar em contato com o Senai de sua região para obter mais informações.

Confira mais cursos técnicos com inscrições:

Não conseguiu se inscrever?
É muito importante ficar atento ao número de vagas disponíveis, além disso você deve conferir a modalidade (Presencial ou EAD) e principalmente a oferta (Pago ou Gratuito).

Caso ainda tenha dúvidas referente a inscrição, acesse o site www.mundosenai.com.br ou dirija-se a uma unidade mais próxima do Senai.

Como funciona o curso de Pintor Automotivo

Curso de Pintor Automotivo

O objetivo do curso é desenvolver as habilidades e técnicas necessárias para que os alunos aprendam a pintar, preparar e tratar superfícies metálicas e não metálicas de veículos automotivos, levando em consideração as normas técnicas, padrões de qualidade, de saúde, segurança e do meio ambiente.

Os alunos conhecerão as principais ferramentas e matérias-primas necessárias para a realização da pintura. As aulas são ministradas em um ambiente que prima pelo desenvolvimento mais prático do que teórico, com muitos exemplos, exercícios e situações corriqueiras da rotina do profissional.

O curso possui uma carga horária de 188 horas, é oferecido exclusivamente na modalidade de ensino presencial. O curso é de formação técnica de nível médio, indicado para quem já concluiu o Ensino Fundamental e possua 18 anos ou mais.

A disponibilidade é grande, sendo possível encontrá-lo em praticamente todas as unidades do Senai distribuídas pelo país. Essa qualificação é paga, mas em alguns locais é oferecida gratuitamente. A dica para saber se na sua cidade o curso de Pintor Automotivo Gratuito está sendo oferecido, é entrar em contato com o Senai.

O salário médio do profissional em pintura automotiva é de R$ 2.400,00 e o pintor poderá atuar em:

  • Revendedora de veículos;
  • Rede Autorizada;
  • Oficinas de Reparos Automotivos;
  • Seguradoras de Veículos.

A demanda por esse tipo de profissional é muito alta. No entanto, a qualificação profissional é essencial para o exercício da profissão.

O curso do Senai, nesse caso, é a melhor opção do mercado, já que a instituição é amplamente reconhecida pela qualidade da formação de profissionais para os diversos setores da indústria.

Conteúdo do curso de Pintor Automotivo

O curso de Pintor Automotivo conta com dois módulos, onde cada um apresenta disciplinas distintas. Veja, a seguir, o conteúdo do curso em cada módulo:

  • Fundamentos da Manutenção Automotiva
  • Fundamentos da Comunicação e da Informática Aplicativos à Manutenção Automotiva
  • Processos de Tratamentos de Superfícies Automotivas
  • Processos de Pintura Automotiva
  • Preparação de Superfícies para Pintura Automotiva

Certificado de conclusão do curso

Após a conclusão do curso, o aluno receberá o certificado de Pintor Automotivo conferido pelo próprio Senai.

O Diploma possui um grande reconhecimento e prestígio no mercado de trabalho, sendo essencial para quem deseja arrumar boas oportunidades e se destacar como profissional.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma instituição criada em 22 de janeiro de 1942. O principal objetivo da instituição é apoiar as 281 áreas da indústria através da formação de profissionais para a prestação de serviços técnicos e tecnológicos em diferentes segmentos.

Em 2014, a ONU reconheceu a instituição como uma das principais instituições educacionais do Hemisfério Sul. Por conta desse grande reconhecido, e pela qualidade dos cursos oferecidos, estudar no Senai é um grande investimento que uma pessoa pode fazer pelo seu futuro.

O curso de Pintor Automotivo é ideal para quem deseja se formar em uma área que possui uma grande demanda por mão de obra qualificada. Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *