Curso de Eletricista Profissional – Capacitação e Graduação Técnica

O curso de Eletricista do Senai prepara profissionais para realizar montagem e manutenção de instalações elétricas de baixa tensão, sendo ideal para quem está em busca de uma nova profissão. Esse curso é um dos mais populares da instituição e possui uma grande demanda em todo país.

Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho. E como o Senai é uma das principais referências para a indústria, investir em um curso da instituição é garantia de emprego.

A seguir você verá mais detalhes sobre o curso de Eletricista, dicas sobre como se inscrever e outras informações. Confira como realizar sua inscrição e garantir uma vaga no Curso de Eletricista!

Graduação Profissional – Inscrição

A inscrição para o curso de Eletricista deve ser realizada na unidade que está ofertando a qualificação profissional. Mas, antes, é necessário verificar quais são os pré-requisitos básicos para se inscrever.

Eles são:

  • Possuir idade igual ou superior a 18 anos; e
  • Ter concluído o Ensino Fundamental.

Além disso, os interessados em se matricular nessa qualificação deverão apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF (ou outro documento que contenha a numeração do CPF);
  • Histórico Escolar ou documento que comprove a formação indicada.

Para realizar a sua inscrição, você deverá:

Curso de Eletricista

  • Acessar o site do Mundo Senai;
  • Descer a página e ver quais escolas estão ofertando o curso;
  • Clique na unidade desejada para obter mais informações sobre o curso;
  • Veja disponibilidade, turmas disponíveis, horários, etc;
  • Reúna os documentos exigidos;
  • Vá até a unidade para realizar a sua matrícula.

O curso de Eletricista do Senai é um curso pago e o valor do investimento é informado na própria unidade.

No entanto, em algumas regiões do país o curso é oferecido gratuitamente através do Pronatec. Entre em contato com o Senai de sua região para obter mais informações.

Confira mais cursos técnicos com inscrições:

Não conseguiu se inscrever?
É muito importante ficar atento ao número de vagas disponíveis, além disso você deve conferir a modalidade (Presencial ou EAD) e principalmente a oferta (Pago ou Gratuito).

Caso ainda tenha dúvidas referente a inscrição, acesse o site www.mundosenai.com.br ou dirija-se a uma unidade mais próxima do Senai.

Curso de Eletricista

Curso de Eletricista

O curso tem como objetivo preparar os alunos a realizarem manutenção e montagem de instalações elétricas em baixa tensão e em sistemas elétricos de equipamentos e máquinas.

Os alunos aprenderão a:

  • Interpretar diagramas e esquemas
  • Realizar levantamento de cargas
  • Montagem de quadro de distribuição de comando
  • Instalação de controladores lógicos, dispositivos, materiais e componentes

A carga horária desse curso é de 380 horas e seu conteúdo é apresentado em apenas um módulo. As aulas são presenciais e ministradas em uma unidade moderna e com uma infraestrutura criada para desenvolver habilidades práticas e teóricas.

O curso é de Qualificação Profissional e isso quer dizer que, assim que concluí-lo, o aluno poderá exercer a profissão de Eletricista de manutenção eletroeletrônica.

A remuneração salarial do profissional formado é de, em média, R$ 3.107,84. Mas esse valor depende do tipo de formação, da empresa contratante, área de atuação e da experiência do profissional.

O Eletricista profissional possui uma grande demanda no mercado de trabalho, podendo atuar em:

  • Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de sistemas e equipamentos elétricos;
  • Empresas de gestão e distribuição de energia elétrica;
  • Grupos que desenvolvem projetos para a área de energia elétrica.

Além de empresas e na indústria, o profissional formado nesse curso poderá atuar por conta própria, realizando manutenção e instalação de sistemas elétricos e eletroeletrônicos, em residências e prédios.

A qualificação profissional é essencial para o eletricista conseguir um bom espaço no mercado de trabalho. E, entre as opções disponíveis, o curso do Senai é uma das melhores alternativas.

A disponibilidade do curso é alta, sendo possível encontrar essa qualificação em várias unidades do Senai pelo país. Para saber se o curso de Eletricista está sendo oferecido no em sua região, acesse o site do Mundo Senai. Essa formação é paga.

Conteúdo do curso de Eletricista

O curso é composto por unidades curriculares onde cada unidade desenvolve habilidades e conhecimentos específicos.

Veja a seguir o conteúdo do curso e o que você aprenderá nele:

  • Específico: 380 horas
  • Comandos elétricos: 120 horas
  • Inversores de frequência e Soft-starter: 40 horas
  • Controladores Lógicos Programáveis: 60 horas
  • Instalações Elétricas Prediais: 80 horas
  • Eletricidade Geral: 80 horas

Certificado de conclusão do curso

Depois de completar a carga horária e ser aprovado nas avaliações, o aluno receberá o certificado de conclusão do curso de Eletricista do Senai. O documento é conferido pela própria instituição e possui validade em todo território nacional, sendo muito prestigiado no mercado de trabalho.

O certificado possui a mesma qualidade de que um diploma, sendo um grande diferencial na busca por emprego.

O Senai é a maior instituição de ensino profissionalizante da América Latina, tendo formado milhões de profissionais para os principais setores da indústria. A instituição nasceu com o objetivo de fortalecer as indústrias nacionais através da especialização da mão de obra.

Dessa maneira, a instituição é uma verdadeira escola formada de técnicos e profissionais de excelência, se tornando a principal referência de educação profissional voltada para a indústria.

Ao realizar o curso de Eletricista do Senai, você estará garantindo um futuro profissional com mais oportunidades e muito promissor. Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *