Curso de Auxiliar de Cozinha – Capacitação e Graduação Profissional

O curso de Auxiliar de Cozinha é a porta de entrada para o ramo da Gastronomia, e uma excelente qualificação profissional para quem deseja trabalhar na área. Como o mundo está cada vez mais corrido, as pessoas estão, cada vez mais, se alimentando fora de suas residências. Com essa demanda, o curso de Auxiliar de Cozinha do Senac é uma ótima oportunidade de se qualificar no mercado de trabalho!

E esse aumento faz com que a demanda por profissionais qualificados seja bem maior, principalmente por parte de restaurantes, lanchonetes e padarias. Dessa maneira, quem possuir a qualificação em Auxiliar de Cozinha encontrará muitas oportunidades de emprego no mercado de trabalho.

O curso aborda técnicas e conceitos que incentivam o desenvolvimento profissional do aluno, que poderá atuar em diversos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, padarias, lanchonetes, bares etc, sendo responsável pelo auxílio ou na preparação de refeições de diversos tipos. Gostou? Confira como realizar sua inscrição e garantir uma vaga no Curso de Auxiliar de Cozinha!

Graduação Profissional – Inscrição

Os requisitos para se inscrever no curso de Auxiliar de Cozinha do Senac vão além dos padrões. Isso porque os alunos precisão de um uniforme e materiais próprios para poderem praticar e aprender.

Dessa maneira, a primeira coisa que deve ser levada em conta são as exigências para se inscrever no curso:


01. Trazer e utilizar uma dolmã branca, calça comprida xadrez, avental de cintura, bandana branca e sapato de segurança;


02. Não é permitido a utilização de acessórios, como relógios, pulseiras, anéis e semelhantes;


03. A idade mínima necessária para se inscrever é de 16 anos;


Os interessados poderão se inscrever no curso de Auxiliar de Cozinha Senac nas unidades de suas respectivas cidades. O primeiro passo é reunir os documentos exigidos para se inscrever no curso, que são basicamente os documentos pessoais (CPF, RG) e comprovante de escolaridade.

Depois basta ir até a unidade e realizar a inscrição no curso. Você deverá escolher um turno e um horário, realizar a matrícula e esperar as aulas começarem.

Em algumas regiões, como em São Paulo e no Rio de Janeiro, é possível realizar a sua inscrição online pelo site do Senac. Basta acessar o site da instituição, acessar a página do curso de Auxiliar de Cozinha e realizar a matrícula online.

Confira mais cursos profissionalizantes com inscrições:

Não conseguiu se inscrever?
É muito importante ficar atento ao número de vagas disponíveis, além disso você deve conferir a modalidade (Presencial ou EAD) e principalmente a oferta (Pago ou Gratuito).

Caso ainda tenha dúvidas referente a inscrição, acesse o site www.ead.senac.br ou dirija-se a uma unidade mais próxima do Senac.

Curso de Auxiliar de Cozinha

Curso de Auxiliar de Cozinha

O curso de auxiliar de cozinha é muito importante para quem deseja trabalhar na área, sendo o primeiro passo que muitos profissionais dão em suas carreiras. Como é um curso de qualificação profissional, as pessoas que se formarem poderão exercer a função em diversos estabelecimentos comerciais.

Isso faz com que o profissional encontre mais oportunidades de trabalho. E essa é uma profissão diretamente ligada a produção, higienização e o preparo dos alimentos e refeições, torna-se o primeiro contato profissional com a Gastronomia.

O profissional auxiliará o cozinheiro no preparo das refeições, realizando o pré-preparo de alimentos, organizando o ambiente de trabalho e muito mais. O auxiliar também é o responsável pelo corte de alimentos, organizar e higienizar utensílios que serão utilizar no preparo de alimentos.

As aulas são práticas e ministradas em salas de aulas em forma de cozinhas, onde será possível aprender e colocar todo o conhecimento em prática.

O salário de um Auxiliar de Cozinha pode variar do tipo de estabelecimento que ele trabalhará. A média salarial é de R$ 1.250,00 fora os benefícios. Depois de formado, o profissional poderá trabalhar em cozinhas de qualquer tipo de estabelecimento/empresa.

Como o setor alimentício é um dos que sempre estão crescendo, mesmo em cenários de crise, as oportunidades de emprego são distintas. Para está desemprego, em busca de uma nova profissão, e gosta de gastronomia, o curso de auxiliar de Senac é uma excelente forma de ter contato com a área e o mercado de trabalho ao mesmo tempo.

Conteúdo do Curso de Auxilar de Cozinha

O conteúdo do curso de Auxiliar de Cozinha aborda vários tópicos que compõe a formação profissional de seus alunos.

O programa é composto dos seguintes temas:

  • Planejamento de carreira
  • Produtos de consumo e ingredientes
  • Pesquisa de mercado
  • Operação do estoque
  • Manual de boas práticas
  • Higiene na manipulação de mercadorias e alimentos
  • Armazenamento
  • Segurança aplicada à operação de cozinha
  • Legislações vigentes
  • Consumo médio
  • Organização e estrutura de cozinha
  • Origem e tipos de ingredientes
  • Terminologia em cozinha
  • Mise en place
  • Plano de ataque
  • Técnicas de afiação de faca e cortes
  • Introdução a elaboração de cardápio

Além de:

Bases Culinárias: tipos de fundos e caldos, tipos de espessantes, tipos de aromáticos, aplicabilidade e conservação.

Pré-produções: sopas (clara, purê, creme etc), molhos básicos e derivados, proteína animal e acompanhamentos (vegetais, cereais, ovos etc).

Métodos de cocção: salteado, grelhado, assado, fritura, guisado, braseado, escalfado e branqueamento de vegetais

Ficha técnica: interpretação e aplicação.

Os cursos de qualificação profissional do Senac são excelentes e formam milhares de pessoas todos os anos. O curso de auxiliar de Cozinha é ideal para quem deseja se qualificar para arrumar um emprego rapidamente e, assim, dar os seus primeiros passos no setor alimentício.

O mercado está sempre aquecido e não faltarão oportunidades de emprego, permitindo que o profissional viva em uma estabilidade por um bom tempo.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *